top of page

SIGA

Universo das cores

  • Rilmer Paula
  • 17 de ago. de 2015
  • 4 min de leitura


As cores são percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo óptico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação que o cérebro recebe, é a impressão produzida na retina do olho pela luz depois de esta ser remetida, difundida ou refletida por objetos. Elas fazem parte do nosso dia a dia, cheias de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniozamente inspirando o homem na hora de sua aplicação em tudo como por exemplo: nas artes, na moda, publicidade, nos objetos e em tudo o que os nossos olhos alcançam. A cor tem muito a ver com a iluminação e com o período do dia, a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra com outra cor.

A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria (ela estuda a qualificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e sua intensidade que é caracterizada pela própria cor).


Na antiguidade, vários pensadores como Aristóteles e Platão fizeram grandes descobertas relacionadas com a cor e a natureza da luz, mas o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito foi o grande cientista inglês Isaac Newton (mais conhecido como físico e matemático), nasceu em 04 de janeiro de 1643 no Reino Unido e faleceu em 31 de março de 1727 em Londres.

Espectro: fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma. São as sete cores da luz solar que formam o arco-íris, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul anil e violeta.



"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e elevada descoberta." Isaac Newton



Cores quentes e cores frias


Estação primavera verão


Quentes, são todas as cores que transmitem a sensação de calor, alegria e luz, por exemplo: o vermelho, amarelo, o laranja, o verde, azul entre outras cores secundárias. Muito belas, porém chamativas, temos que tomar um certo cuidado com a combinação e o uso destas cores. O ideal é montar um look com uma peça colorida e outra neutra, assim não tem como errar ou ficar colorida demais.





Estação outono inverno


Frias: cores menos vibrantes, melancólicas e calmas como: verde, azul, violeta (roxo), cinza e outras cores terciárias que dão a impresssão de profundidade. Cores que remetem ao gelo, água e a lua, as quais transmitem a sensação de frio.



Cores Primárias

Vermelho, considerada uma cor quente e estimulante. Desperta a sexualidade e o erotismo, vamos abusar dessa cor tão favorável e linda.

Amarelo: esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão, simboliza o luxo, o ouro, o sol, a inteligência, atrai energia, fortaleza e poder.



Azul: é uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Simplesmente lindo em suas diversas tonalidades, tais como: azul claro, azul celeste, azul anil, azul caneta, azul piscina entre outros tons.




Cores secundárias


Formada da mistura de duas cores primárias. São elas: verde, laranja e violeta (roxo).

Verde: mistura do amarelo com o azul. Cor relacionada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde.



Laranja: mistura das cores primárias amarelo e vermelho. Cor alegre e antidepressiva.



Violeta (roxo): mistura das cores primárias azul e vermelho. Promove a concentração e eleva a auto-estima.



Cores terciárias


Resultante da mistura de uma cor primária com uma ou mais cores secundárias, são todas as outras cores.



Amarelo + verde: se torna verde amarelado ou amarelo esverdeado.



Vermelho + roxo: vermelho arroxeado.



Vermelho + laranja: vermelho alaranjado.



Azul + violeta: azul arroxeado.



Amarelo + laranja: amarelo alaranjado.



Azul + verde: azul esverdeado



Rosa: cor que meche com as emoções nos transformando em pessoas mais amáveis, carinhosas e sensíveis.



Cores neutras


Com pouco reflexo, são mais usadas como complemento de outras cores. Temos dentro das cores neutras os tons de cinza e os marrons que nos tons mais claros são chamados de bege.


Cinza: cor da independência, do auto controle, sóbria mas muito elegante. Cor intermediária entre o branco e o preto.


Marrom: cor básica, que combina com vários outros tons. Cor da estabilidade e da segurança.



Bege ou tons pastéis (nude)


Branco: suave e que transmite paz, pureza e energias renovadas. Mulheres elegantes no meio social ou profissional.




Preto: ausência total de luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas. Como não amar essa ausência de cores, é puro glamour, um up, um luxo!


Sabendo um pouco mais sobre cores e suas características, usem e abusem das que te fazem bem física e espiritualmente e arrasem.


P.S. Não se esquecam, o preto apesar de belo não é uma boa opção para dias de sol, pois devido a ausência de cor ele absorve o calor dos raios solares deixando a roupa muito quente.


 
 
 

Comentarios


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page