top of page

SIGA

Década de 1930-Glamour e beleza.

  • Rilmer Paula
  • 1 de dez. de 2015
  • 5 min de leitura


O período entre 01 de janeiro de 1930 a 31 de dezembro de 1939, foi denominado como a pior década do século XX, começando com a Grande Depressão e terminando com a guerra. A quebra da bolsa de valores de Nova York (1929) desencadeou uma crise econômica mundial. Na moda, as mulheres se tornaram mais sensuais com roupas que delineiam e mostravam mais o corpo.

Ano da descoberta esportiva e da importância de curtir a vida ao ar livre, desfrutando da natureza e dos banhos de sol. Portanto, foi necessário mudanças no vestuário segundo as exigências das atividades esportivas, diminuindo o tamanho das saias de praia, aumentando as cavas e realçando os decotes que iam até a altura da cintura. Diante de tanta mudança, começaram a surgir novos modelos de roupas, como por exemplo o short, principalmente a partir da popularização da bicicleta.

Surgiram também os óculos de sol, muito usados pelos atores nos filmes de hollywood que serviam como fonte de informação e inspiração para o público apaixonado por filmes e seus grandes astros.


Os vestidos para a noite acompanhavam o mesmo estilo de decotes (nas costas), ousados e bastante extravagantes, mas realçando completamente o corpo feminino que há tanto ficara escondido. Surgiram também os boleros e as mini capas dando mais glamour ao look. O corte deste vestido é o estilo sereia, acompanha o corpo e abre leve calda do joelho para baixo, para dar este caimento geralmente o corte é feito no tecido enviezado e em cortes assimétricos.


Os padrões de beleza inspirados na época era da mulher esguia, magra e bronzeada estilo a atriz sueca Greta Garbo, com visual sofisticado destacando sobrancelhas desenhadas com lápis e pálpebras cobertas com pó de arroz em tom bege claro (quase branco). Filmes estrelados por ela: Grande Hotel (1932) luxo e sofisticação nos figurinos, tailleurs, casacos, vestidos e chapéus; Rainha Cristina (1933 ) e Dama das Camélias (1936) entre outros grandes sucessos da sua carreira. Os figurinos usados por ela eram verdadeira tendência devido sua elegância e a riqueza das roupas de suas personagens.


Lindo vestido criado por Edith Head para a personagem do filme "A dama das Camélias" , feito em tule, com babado no decote de ombro a ombro e saia godê duplo com armação, destaque também do laço preto entre o busto (toque romântico e harmonioso).



Em meio a tantos conflitos (pós guerra) e queda econômica gerando uma crise financeira mundial, o cinema foi um grande referencial e disseminador de novos costumes. Hollywood, se encarregou através de seus filmes e suas estrelas, como Marlene Dietrich (atriz e cantora alemã de renome internacional), de estilistas como Edith Head e Gilbert Adrian e vários outros atores e atrizes consagrados da época, a influenciar milhares de pessoas com os novos figurinos e tendências.


Marlene Dietrich (27/12/1901 - 06/05/1992): sempre glamourosa e elegante em todas as suas aparições. Ficou simplesmete divina com essa saia longa com um drapê lateral e com flores realçando e valorizando sua bela forma. Sobrepondo o look, um vestido estilo capa, aberto e do mesmo comprimento da saia.


Ela tinha paixão por peças masculinas, era um dos seus estilos mais marcantes. Um look meio andrógeno mas com a intenção de revolucinar e transformar o estilo fashion feminino, aderindo a calça (antes usada só por homens) e a transformando em um estilo próprio para a mulher. Este terninho desenhado por Edith Head mostra sua preferência por um estilo mais executivo e elegante.

Além de bela, talentosa e elegante ela não dispensava no seu look, um belo chapéu, não mportava o figurino. Esta foto, com o decote de ombro a ombro com pala enviezada e flores, demonstra simplesmente luxo e romantismo.


Ficou um charme, esse casaquinho de poá com decote em V e jabour no contorno, a saia lápis, e os acessórios (bolsa , luva, o chapéu e o sapato).



Mais um look e olha o chapéu marcando presença, sempre muito bem vestida em um estilo retrô e próprio da cantora. A saia lápis também era forte tendência nas suas escolhas e em seus figurinos.



Edith Head (28/10/1897-24/10/1981): fashion designer e figurinista talentosíssima, ganhadora de 8 Oscars (pela Paramount filmes) e com 35 indicações na Academy Awards, com looks criados especialmente para diversas atrizes comporem seus personagens em inúmeros filmes de hollywood. Vestida com um tailleur em um estilo mais executivo e usando óculos de lente escura, sua marca registrada. Produziu figurinos para a maioria dos filmes de Alfred Hitchcock. Seu estilo pessoal era mais sério e com menos cores, tendo preferência por tons mais fechados, preto e branco ou bege e marrom, bem básica e elegante. Ela encantava com seu talento e procurava criar figurinos de acordo com o gosto de cada atriz (mesmo que isso não fosse aprovado, elas não tinham que escolher o que iam usar). Mas sabendo dos detalhes de cada figurino, é claro que se tornava mais fácil criá-los e com isso ela conquistou a cada uma dentro e fora do trabalho.


"Não tenha medo de repetir o look, é antigo pensar que você precise de um vestido novo para cada festa. Moderno é saber usar os acessórios." Edith Head.

Pesonagem de os incríveis, "Edna Mode" é a mais pura homenagem à talentosa figurinista e designer pela Paramount "Edith Head".

Vestido real criado por ela para o filme " A princesa e o plebeu", com a atriz Audrey Hepburn (uma das suas atrizes preferidas). Decote de ombro a ombro com pala enviezada no seu contorno, cintura bem marcada, corpo baixo e saia godê duplo com leve franzido, em tecido jacquard adamascado. Também pode ser confeccionado em tafetá, shantung, zibeline de seda entre outros de textura mais firme. Boa sugestão para um baile de formatura, casamento ou debutantes.


Chapéus dominantes da década:

Salvatore Ferregamo : nasceu no dia 05 de Junho de 1898 em Bonito (Itália) e faleceu em 07 de agosto de 1960 em Florença (Itália). Um dos mais importantes nomes do ramo de criação de calçados. Iniciou-se humildemente com uma loja de consertos e fabricação de calçados sob medida, quando se mudou para a Califórnia. O apogeu aconteceu após mudar-se para Hollywood em 1923 onde inaugurou a Hollywood Boot Shop, conquistando com criatividade e competência a maioria das estrelas do cinema. Grandes nomes como Greta Garbo, Carmem Miranda, Marlene Dietrich, Ava Gardner entre tantos outros famosos da época foram conquistados por seu grande talento. O salto anabela (uma de suas melhores criações) foi projetado por ele em 1938.


Calçados da época.

Gilbert Adrian (1903-1959): grande nome no mundo da moda através do cinema, com astros renomados como clientes e admiradores como Greta Garbo, Rodolfo Valentino, Joan Crawford, entre outras grandes personalidades. Foi criador de vários looks para artistas em seus espetáculos na Brodway, seu toque de criatividade e glamour levava o público ao delírio, com as roupas dos personagens das suas criações. Desenhou para mais de 200 filmes.


Com Greta Garbo, esbanjando estilo neste conjunto listrado.


Em 1932, através do filme " Letty Lynton" por "Joan Crawford" ele criou este belo vestido de noiva em organdi branco, com babados sobrepostos na manga e saia godê com camadas de babados na barra. Foi considerado uma das mais belas criações já vistas no cinema da época, admirado por outros famosos estilistas e por milhares de mulheres, seguidoras das tendências lançadas através dos filmes de Hollywood.


Uma das suas mais famosas criações foi o sapato vermelho usado por "Dorothy" ( Judy Garland) no filme "O mágico de OZ" (1939). Sucesso absoluto passando de geração a geração e conquistando todas as idades e corações. Um grande clássico com um figurino impecável e inesquecível.


É claro que nesta época reinavam em absoluto os lendários estilistas da década de 20, como por exemplo "Coco Chanel" que foi contratada para desenhar os figurinos das estrelas do cinema de Hollywood, sua ajuda foi fundamental para a transformação desde a maquiagem, cabelo e looks deslumbrantes.


P.S; Deixarei o tema Brasil na década de 30 com tendências e estilistas para a próxima postagem.

Puro glamour, um up, um luxo!

 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page