Brasil na década de 30
- Rilmer Paula
- 21 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Com a crise mundial, o país se encontrava com graves problemas sociais, políticos e econômicos. Época da ditadura militar, governo Vargas e vários conflitos ligados a política brasileira, nada diferente da atualidade. Apesar de todos os dilemas da época, também aconteciam coisas boas, como a música, representada por cantores como: Mário Reis (samba), Francisco Alves, Carmem Miranda (embaixatriz do samba), sua irmã, Aurora Miranda (também cantora) entre vários outros importantes cantores e compositores desta década.
Mário Reis (bacharel do samba): muito elegante e bem vestido, nesta foto, juntamente com ele, o romantismo transmitido pelo figurino feminino com mangas fofas e babados complementando o look com chapéu (muito usado na época).

Carmem Miranda e sua irmã Aurora Miranda (cantoras de rádio), usaram neste dia, casaco de lamê dourado (tecido brilhoso por conter fios, adornos dourados ou prateados).


Carmem Miranda (09/02/1909 - 05/06/1955): nasceu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro ainda criança. Foi cantora e atriz, teve sua carreira artística no Brasil e Estados Unidos no início da década de 30 até 1950. Fez sucesso em vários meios de comunicação, como por exemplo, rádio, teatro de revista, cinema e televisão. Considerada um ícone e símbolo internacional, era idolatrada por sua voz e beleza, era criativa e cuidava do seu próprio figurino e de sua imagem. Seu fascínio pela música era tanto, que em tão pouco tempo como cantora, ela já era consagrada a melhor voz do Brasil. Suas roupas coloridas, com brilho e muito exóticas transmitiam a alegria e a alegoria típico de um país tropical e do carnaval brasileiro. Tinha o turbante como um dos seus principais acessórios, além das muitas pulseiras, colares, brincos e sandálias altíssimas (modelo plataforma) que ela mesmo criava. Ditava tendências em tudo que usava, era admirada pela criatividade e ousadia, foi e continua sendo fonte de inspiração no meio da moda. Era uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood na época.


Sempre exuberante em suas apresentações, muita cor, alegria, simpatia e criatividade. A pequena notável, como era conhecida, criou uma identidade bem brasileira com visual bastante colorido e típico. A maioria dos seus figurinos eram inspirados nas baianas com suas fartas roupas, muitos babados, rendas e ao mesmo tempo esbanjando sensualidade com decotes e pernas de fora.
A moda em si, tinha como fonte de inspiração e informação os estilistas que criavam os figurinos belíssimos para os famosos filmes de Hollywood. A Europa, especialmente "Paris" tinha muito a oferecer neste campo tão amplo do mundo fashion, ditava e criava tendências, como é até hoje. Para nós brasileiros não foi diferente, ótimos estilistas que faziam suas coleções se inspirando nas tendências ditadas por eles, mas usando sua própria ousadia e criatividade.
Nesta postagem, enfatizei esta famosa personalidade, "Carmem Miranda", por ser ela, uma das mais aclamadas e admiradas por todos neste período.
Comments